domingo, 1 de julho de 2012

Violência ou esporte?

The Ultimate Fighter, reality show sobre os lutadores de MMA (sigla para "mistura de artes marciais", em inglês), tem levantado muita polêmica. As lutas são muito violentas e o contato freqüente com esse tipo de imagem pode acabar reduzindo o nível de sensibilidade do espectador à violência. Ver um indivíduo quebrar a cabeça do outro passaria a ser algo normal e até desejado para o público. Os críticos acreditam que as academias possam despejar nas ruas uma imensidão de brigões, loucos por sangue. Prova disso foi a entrevista recente de um estudante de 16 anos à Folha de S. Paulo, em que ele justificou sua escolha pelo MMA: "Gosto de bater mesmo, quero ver sangue." Evidentemente, há inúmeros defensores que vêem a luta apenas como mais um esporte, capaz de trazer várias vantagens a seus praticantes, como diminuir o estresse, desenvolver disciplina, propiciar grande gasto calórico. Assistir a lutas violentas poderia até ser um modo de exorcizar a violência na vida real. O que você acha dessa questão? O MMA deve ser encarado positiva ou negativamente?
Minha opinião:
O MMA cada vez mais esta possuindo adeptos e fãs pelo mundo todo e no Brasil não é diferente, o esporte teve uma grande evolução em relação ao seu começo no qual antes as regras eram mínimas e a possibilidade de uma lesão no atleta seriam maiores, o acompanhamento de profissionais em volta dos eventos é extremamente rigoroso em relação a integridade física do atleta, dizer que o MMA é violento é exagero, os diversos estilos de artes marciais e técnicas o tornam um esporte agressivo sim, por ser um esporte de contato, mas nunca se teve algum tipo acidente maior no MMA como a morte de algum atleta como em outros esportes, a luta consiste em nocaute em perda por finalização ou pontos no termino do round, no boxe o atleta pode ir a lona varias vezes e mesmo assim ainda voltar podendo causar seqüelas muito maiores, esportes automobilísticos a velocidade dos carros é exagerada um acidente pode ser fatal e causar a morte instantânea do piloto.
O sucesso do MMA está contribuindo para a inauguração de várias academias e para a valorização do profissional que o ensina. O esporte contribui para a integração social de varias crianças e comunidades carentes no qual essa criança poderia esta na rua vendendo drogas, roubando e fazendo coisas improdutivas, o MMA pode ajudar-lo a ser um atleta ou professor no futuro ou seguir um caminho no qual não seja o caminho da criminalidade.
O esporte tem como objetivo contribuir na formação do individuo e não para o crescimento da violência, por isso é importante que haja qualificação por parte dos professores e aos atletas conhecidos darem o exemplo de que é um esporte como outro qualquer e que não deve ser utilizado de má fé e servirem de bom exemplo com individuo na sociedade. Cabe a nós a capacidade de distinguir o que é esporte do que é violência sem propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário